Simus desenvolvendo Valor para o Varejo

Aumentar a Fonte Diminuir a Fonte
Simus desenvolvendo Valor para o Varejo

Desenvolvendo Valor para o Varejo é um programa cujo objetivo é demonstrar à nossa comunidade como evoluir, em etapas simples e efetivas, em seus processos de negócio.

O ciclo de evolução apresentado é composto por quatro etapas, iniciando com a transição do Varejo Orgânico para o Varejo Estruturado, passando para o Varejo Consolidado, tornando-se Varejo Gerenciado e evoluindo para Varejo Otimizado. Cada etapa é composta por fases que incorporam processos a serem implantados para melhoria do desempenho da loja e crescimento do negócio.

Varejo Orgânico: Empresas de núcleo familiar, cujos processos são controlados por apenas uma pessoa.

Varejo Estruturado: Preparação da base da empresa para uma gestão mais estruturada, adotando processos que permitem o conhecimento e acompanhamento dos resultados da empresa. Os processos adotados são divididos em duas fases:

  • 1ª fase: Cadastro (I); Formação básica de Preços; Entrada de Notas; Gestão de Pessoas (I).
  • 2ª fase: Vendas (PDV); Emissão de Notas Fiscais; Financeiro (receber, pagar, etc.).

Varejo Consolidado: Consolidação das informações obtidas anteriormente, de forma a ter mais consistência nas decisões a serem tomadas. Os processos adotados são divididos em três fases:

  • 3ª fase: Fiscal (livros, Sintegra, GIA, DAP); Notas de Entradas; Gestão de Compras (I); Gestão de Estoque (I).
  • 4ª fase: Cadastro de Produtos (II); Financeiro (II); Financeiro (Centro de Custo, Fluxo de Caixa); Gestão de Pessoas (II).
  • 5ª fase: Custo Operacional; Formação de Preço (II); Endividamento (I); Contábil (I).

Varejo Gerenciado: Gerenciamento e acompanhamento dos processos vistos anteriormente garantindo o bom andamento dos mesmos. Os processos adotados são divididos em quatro fases:

  • 6ª fase: Controle de Produção; Gestão de Estoque (II); Patrimônio (CIAP, PIS/COFINS); Módulo Fiscal (EFD ICMS, EFD PIS/COFINS).
  • 7ª fase: Gestão de Compras (II); Folha de Pagamento; Gestão de Contratos.
  • 8ª fase: Endividamento (II); Orçamento Financeiro; Gestão de Pessoas (III).
  • 9ª fase: Gestão de Mix; Módulo Contábil (ECD, F-Cont); Auditorias Internas.

Varejo Otimizado: Gestão profissionalizada e competitiva dos processos implantados. Os processos adotados são divididos em três fases:

  • 10ª fase: Prevenção de Perdas; Gestão de Ativos; Reposição Automática.
  • 11ª fase: Auditorias Externas; Contábil (III); Planejamento Estratégico.
  • 12ª fase: Fidelidade/CRM; Gestão de Pessoas (IV); BI; Automação de Processos.

A implantação dos processos e transição nos níveis de evolução proporcionará ao varejista, além do total controle de seu negócio, condições de crescer e acompanhar a evolução do mercado.

 


Áreas de Negócios
Onde Encontrar
Central de Atendimento

Símbolo Grupo Simus Copyright © 2009 Simus
Todos os direitos reservados.