Artigos

Aumentar a Fonte Diminuir a Fonte

Varejo: um olhar para além do ano 2011.

Luiz Otavio Nascimento


Costuma-se dizer que os varejistas olham por várias horas para o passado e investem apenas alguns segundos para analisar as tendências e debater o futuro de seus negócios. Provavelmente tal cacoete foi obtido por décadas de alta inflação que os obrigava a manter o foco no curto prazo, num compreensível esforço de sobrevivência. Mas, após 15 anos de estabilidade econômica é hora de abandonar hábitos antigos e começar adquirir visão estratégica, e voltar a empreender.


baixe o artigo completo (pdf)

SPED na Prática.

José Augusto Picão


A visão prática de um contador com vasta experiência no assessoramento a empresas de diferentes portes.


baixe o artigo completo (pdf)

Marketing de Compras

Luiz Otavio da Silva Nascimento


Assim como os representantes dos fornecedores são preparados intensamente para enfrentarem os Compradores no Varejo, esses últimos devem receber treinamento para melhor administrarem a relação comercial estabelecida.


baixe o artigo completo (pdf)

Posicionamento Varejista para atendimento ao comportamento do Consumidor.

Luiz Otavio da Silva Nascimento


Este artigo é uma adaptação ao cenário brasileiro do varejo alimentício do trabalho desenvolvido em 2002 pela Retail Value Consultants (RVC), uma empresa baseada em Boston, Massachussets - USA, surgida a partir de uma separação da PricewaterhouseCoopers.
A partir do estudo do comportamento do consumidor, a RVC alocou em 2 eixos os direcionadores que motivam o consumidor a comprar mercadorias. O primeiro eixo considera a orientação às Características ou ao caráter Holístico.


baixe o artigo completo (pdf)

O Futuro da TI no Varejo

Luiz Otavio da Silva Nascimento


Há uma crença de que o futuro da Tecnologia da Informação (TI) no segmento varejista tem 2 grandes caminhos, ambos baseados na geração de benefícios à empresa varejista. O primeiro direcionado à satisfação dos clientes de maneira a realçar suas experiências, entendendo que esses serão cada vez mais globais, multicanais e digitais.


baixe o artigo completo (pdf)

Desenvolvimento Próprio de TI no Varejo

Luiz Otavio Nascimento


Num momento em que a maioria dos profissionais de TI - Tecnologia da Informação que trabalham em organizações varejistas parece estar totalmente envolvida numa tarefa sem fim de renovação dos seus sistemas, semelhante ao inócuo trabalho de "enxugar o gelo", se faz necessário rever o conceito de desenvolvimento próprio, desde a sua origem até as expectativas futuras, como forma de abrir a discussão, permitir análises e tomada de decisão.


baixe o artigo completo (pdf)

SPED na Prática - Caso Verdemar

Carlos Furiati


A visão prática de um executivo de importante rede supermercadista, mencionando as razões da adoção e as lições aprendidas na implementação.


baixe o artigo completo (pdf)

Importância do Planejamento para a Geração de Resultados.

Profº Dr. José Dornelas


Através de referências práticas será mostrado como o direcionamento estratégico e as suas consequentes ações mudam para melhor a realidade das empresas de qualquer tamanho e segmento, com ênfase no processo participativo de construção e comunicação das intenções estratégicas da empresa.


baixe o artigo completo (pdf)

Cenário do Grupo Simus

Adriano Peres Bernardes


A 5ª Convenção faz parte do cumprimento da missão do Grupo Simus que é auxiliar nossos clientes no aprimoramento empresarial, compartilhando conhecimentos especializados, suportados por tecnologia e ferramentas de gestão sempre atualizadas. Sendo que dentre os seus valores, o de maior destaque é relacionamento, que pode ser nutrido todos os dias e principalmente num evento deste porte.


baixe o artigo completo (pdf)

Tendências Econômicas de Mercado e Consolidação no Mercado Varejista Brasileiro

Profº. Dr. Alberto Borges Matias


As tendências macro-econômicas do mercado brasileiro para o restante do ano 2010 e para o primeiro ano do próximo governo. O processo de consolidação que estamos presenciando no varejo ao longo dos últimos anos, explorando as possibilidades das empresas se tornarem "alvos" ou "players" efetivos.


baixe o artigo completo (pdf)

Página 1 de 2

Anterior
1
2
Próximo

Empresa Responsável
Cases de Sucesso
div conteudos -->

Símbolo Grupo Simus Copyright © 2009 Simus
Todos os direitos reservados.